top of page
Buscar

Entenda o que é Valuation

Valuation é o termo utilizado para a avaliação de qual é o valor de uma companhia, ou seja, quanto vale essa empresa para a tomada de importante decisões na trajetória empreendedora.


Além disso, a análise de balanços patrimoniais, DREs e demonstrações financeiras de concorrentes é uma prática essencial para orientar as estratégias de uma empresa. Ao examinar esses dados, é possível obter insights valiosos sobre o desempenho financeiro, identificar áreas de melhoria e oportunidades de otimização. Acompanhar benchmarks financeiros permite tomar decisões mais informadas e eficazes, contribuindo para o crescimento e o sucesso da organização.


Não há uma única fórmula para esse cálculo, porém a mais utilizada é o fluxo de caixa descontado (FDC), que estima a capacidade dessa empresa de gerar caixa (ou seja, dinheiro) hoje e no futuro. Como existem muitos fatores que influenciam essa conta, como dados históricos, expectativas futuras, barreiras e diferenciais estratégicos, além de existirem diversos outros métodos de cálculo, não há uma resposta exata para o Valuation.


Em todos os casos, fica em vantagem a empresa que dispõe de informações precisas e bem fundamentadas e então consegue definir e defender seu valor de companhia.


Entendemos que o Valuation é um indicador que precisa ser acompanhado, assim como outras métricas de performance (KPIs), não apenas quando há algum interesse em comprar ou vender participações societárias. Saber quanto vale seu negócio, assim como a capacidade de gerar resultado sobre os investimentos, é uma informação essencialmente estratégica para a tomada de importantes decisões na trajetória empreendedora.

bottom of page