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Regra dos 40

Como avaliar se sua empresa é bem-sucedida?

 


Como avaliar se sua empresa é bem-sucedida? Existem inúmeras formas e métricas para responder essa pergunta, no mundo de tecnologia, as Saas, têm usado bastante a Regra dos 40, como métrica dalucratividade




PA Regra dos 40 foi criada em 2015, pelo empresário e investidor de venture capital Brad Feld, para ajudar investidores a avaliarem empresas de Software as a service (Saas) e para os responsáveis pelo negócio terem mais uma métrica para incluir em seus relatórios, como LTV, CAC, MRR, Churn e outros. *Geralmente, essas empresas são estruturadas em modelos de Startups, por terem crescimentos escaláveis apostam tudo na sua empresa.


Para calcular a regra, você precisa somar sua taxa de crescimento e a sua margem, o resultado precisa ser de pelo menos 40%. Segundo o Brad, a margem a ser usada é a EBITDA, mas alguns analistas sugerem usar fluxo de caixa livre, EBIT ou lucro líquido como alternativas. Ele também recomenda utilizar para taxa de crescimento o MRR, que é a Receita Recorrente Mensal Monthly Recurring Revenue).


Se o crescimento da empresa for 20%, por exemplo, a margem precisaria pelo menos de 20%. Se a margem for menor, 5% por exemplo, o crescimento deveria ser de 35%, e, se o crescimento for de, surpreendentemente, 50%, a margem aceitável seria de até -10%, e assim por diante. O que pode ocorrer - e é aí que o método é muito assertivo -, é que startups de Saas pode ter uma margem baixa ou até negativa. Mas, isso não é um problema pela regra, desde que seja compensado na taxa de crescimento. Basicamente, a regra é usada para avaliar o equilíbrio (se existir) entre o crescimento e o lucro da empresa.


É, claro que a meta é que a soma da sua margem e do seu crescimento seja maior que 40%. Se você chegou aos 40%, então sua empresa é considerada atrativa e pode estar no radar para investidores.


O momento ideal para aplicar a regra como uma métrica de lucratividade, é quando a empresas de Saas está em um momento de investir bastante em captação de novos clientes, que geralmente acontece em seus primeiros anos. É interessante, se atentar a como funciona a regra e em que momento a empresa se encontra, para saber o que fazer com esse resultado. Pois, há quem use durante um período, para rever sua lucratividade e também para alinhar junto com planos de ações estratégicos.

Muitas vezes, o tempo passa e as companhias vão se consolidando no mercado, operando com uma receita mais sólida, boa margem e menos campo para crescer, nesse momento este indicador pode cair, e é necessário acender o alerta vermelho para a empresa investir em inovações, criar fontes de receita.


Se tiver alguma dúvida sobre o conteúdo, estamos à disposição nos nossos Canais de Atendimento.

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